Venâncio Mondlane promete rever contratos com mineradoras em Tete e priorizar o bem-estar das comunidades locais

Rodrigo Tsens
0

Venâncio Mondlane em comício, prometendo rever contratos de mineradoras e melhorar condições para comunidades em Tete, com foco em justiça e proteção ambiental.

Durante uma visita de campanha eleitoral à província de Tete, Venâncio Mondlane, candidato presidencial pelo partido Podemos, reafirmou seu compromisso de rever os contratos das mineradoras que operam na região, caso seja eleito nas eleições de 9 de outubro de 2024. Em um comício em Moatize, Mondlane destacou que seu governo priorizará que os benefícios advindos da exploração dos recursos cheguem diretamente às comunidades locais, que atualmente sofrem com a falta de infraestruturas básicas e os impactos negativos da mineração.


"A partir de 2025, com Venâncio Mondlane como presidente, todas essas empresas terão que renegociar seus contratos. Elas devem pagar os mesmos impostos que qualquer outro empresário da região, como o Eliseu, que paga 15 impostos," afirmou Mondlane, criticando a diferença na carga tributária aplicada às empresas locais.


Mondlane também condenou as práticas prejudiciais das mineradoras, como a poluição com poeira de carvão, prometendo acabar com essas ações: "Envenenar o meu povo, poluir o meu povo, isso acabou."


Além da questão tributária e ambiental, o candidato destacou o compromisso de aumentar o acesso à água potável e à eletricidade, aproveitando os recursos naturais abundantes em Tete, como carvão e ouro. Mondlane criticou a situação atual, onde muitos residentes ainda dependem de métodos arcaicos de iluminação, como o "Nhale", uma garrafa com petróleo usada nas casas. "Como é que Cahora Bassa é nossa se a maior parte da população ainda vive sem eletricidade?", questionou ele, comprometendo-se a instalar estações de tratamento de água no rio Zambeze para beneficiar a população.


Com promessas focadas no bem-estar das comunidades locais, Mondlane espera fortalecer seu apoio na região, apresentando-se como uma solução para os problemas enfrentados pela população de Tete e outras províncias de Moçambique.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para oferecer a você uma experiência de navegação mais personalizada e eficiente. Saiba Mais
Ok, Go it!