Joanesburgo, África do Sul - Venâncio Mondlane, candidato presidencial de Moçambique, está em campanha na cidade de Joanesburgo, onde se reuniu com a comunidade moçambicana residente na África do Sul. Durante a visita, Mondlane prometeu devolver à comunidade a sua terra natal, criando melhores condições para que os moçambicanos possam exercer suas atividades comerciais em Moçambique.
O mercado Pantera, um importante centro comercial em Joanesburgo, é amplamente dominado por moçambicanos e se tornou um ponto de encontro para aqueles que desejam exercer negócios na cidade. Mondlane escolheu este local estratégico para transmitir a sua mensagem, afirmando que pretende criar um ambiente em Moçambique onde todos os moçambicanos possam fazer seus negócios sem enfrentar barreiras.
Após interagir com comerciantes locais, Mondlane recebeu apoio de uma moçambicana que ofereceu equipamento para reforçar sua campanha. Em seguida, ele seguiu para Tembisa, onde foi calorosamente recebido pela comunidade moçambicana. Demonstrando confiança na vitória eleitoral, Mondlane enfatizou que suas propostas oferecem soluções práticas e realistas, sem utopias, para melhorar a vida dos moçambicanos.
Mondiano também destacou a necessidade de mudanças na governança de Moçambique, apontando que muitos moçambicanos saíram do país devido às difíceis condições econômicas. "Se estava pesado em Moçambique, o governo que vai surgir em 2025, do FN e do Podemos, vai tornar a vida mais leve", declarou.
A campanha de Mondlane na África do Sul continuará, com a caravana prevista para seguir até Durban, onde ele deverá se encontrar com o ex-presidente sul-africano Jacob Zuma.