Fortes chuvas causam inundações na Tanzânia, matando 58 pessoas

Rodrigo Tsens
0
Cenário de destruição após fortes chuvas na Tanzânia: 58 mortos e danos em infraestruturas costeiras. Imagem ilustrativa das consequências das inundações e dos estragos causados pelas chuvas intensas.
Chuvas devastadoras na Tanzânia: danos e impacto humano. Urgência na resposta às mudanças climáticas.


Mais de 100.000 pessoas foram afectadas pelas cheias, que foram particularmente graves nas zonas costeiras da Tanzânia.

As inundações na Tanzânia mataram 58 pessoas nas últimas duas semanas, levando o país da África Oriental a empreender grandes projectos de infra-estruturas para satisfazer a procura.

O governo anunciou o número de mortos na noite de domingo, enquanto fortes chuvas continuavam a atingir o país. Abril é o pico da estação chuvosa na Tanzânia. 

O fenómeno El Niño deste ano agravou a estação chuvosa na Tanzânia, causando secas e inundações em todo o mundo.

“De 1 a 14 de abril de 2024, fortes chuvas causaram inundações, matando 58 pessoas”, disse o porta-voz do governo, Mobhare Matinyi, em conferência de imprensa, sublinhando que as zonas costeiras do país estavam entre as mais afetadas.

As zonas costeiras foram gravemente afetadas pelas inundações e 11 pessoas morreram até agora”, acrescentou.

A Tanzânia planeia construir 14 barragens para evitar futuras inundações, disse um porta-voz.

Há apenas quatro meses, as inundações no norte da Tanzânia mataram pelo menos 63 pessoas e provocaram deslizamentos de terra devastadores.

Oito crianças morreram afogadas na sexta-feira depois que o ônibus em que viajavam caiu em uma ravina inundada no norte do país. Um voluntário de resgate também morreu.

Martini disse que um total de pelo menos 126.831 pessoas foram afetadas pelas enchentes.

Mais de 75 mil explorações agrícolas foram danificadas ao longo da costa e em Morogoro (cerca de 200 quilómetros a oeste da capital económica, Dar es Salaam).

Bens essenciais, incluindo alimentos, foram distribuídos às pessoas afectadas.

Outras partes da África Oriental também foram afectadas por fortes chuvas. As inundações no vizinho Quénia mataram pelo menos 13 pessoas.

As infra-estruturas também foram danificadas e as pessoas que viviam em zonas propensas a inundações foram obrigadas a mudar-se.

Cientistas do World Weather Attribution Group disseram que a precipitação na África Oriental entre Outubro e Dezembro foi “uma das mais intensas já registadas” na região.

“As alterações climáticas também contribuíram para este acontecimento, duplicando a intensidade das fortes chuvas”, disse a AFP, acrescentando que a causa exacta do aquecimento global ainda não é conhecida.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para oferecer a você uma experiência de navegação mais personalizada e eficiente. Saiba Mais
Ok, Go it!